sexta-feira, 1 de julho de 2016

Assim Como...

Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento, Assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade, Mas, como a realidade pensada não é a dita mas a pensada. Assim a mesma dita realidade existe, não o ser pensada. Assim tudo o que existe, simplesmente existe. O resto é uma espécie de sono que temos, infância da doença. Uma velhice que nos acompanha desde a infância da doença. Caeiro.

"Assim Como", é um dos poemas mais belos de Caeiro. Não somente pela estética, e o envolvimento adequado do que consiste a realidade para o poeta. Mas também, pela simplicidade de reconhecer a realidade em pequenas simplicidade da existência humana.Bem sabemos que assim como a verdade não depende somente das questões antagônicas entre  verdadeiro e falso. Mas recorre da questão filosófica,entre a metafisica e a harmonia das ideias, nesta instância cabe dizer que  a verdade depende da concepção de cada individuo.O verso "Assim tudo o que existe, simplesmente existe." 
Para Caeiro, tudo é estável, e objetivo. nada foge de seu controle, ele sabe das coisas. Um homem de palavras simples e plurais.



 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário